segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Viagem pela Argentina #5 e #6

Mail # 5

Família, amigas e amigos!

O mail de hoje é curtinho... :)

O tempo hoje está chuvoso, pelo que nao deu para fazer a tao cobicada cavalgada, mas também foi um dia bom. Fomos a uma estancia no meio do nada ver como é o dia a dia das gentes de lá. Fomos guiados, dentro da fazenda, por um Gaucho que jé tinha estado a viver em Inglaterra e em Itália uns anos. Conhecia todos os arbustos e árvores e espécies de animais e história do local...Ficámos a aprender muita coisa. Vimos como se faz a tosquia das ovelhas com tesoura, uma por uma e depois para almoço tivemos uma grande parrillada. Deliciosa! A carninha do cordeiro patagónio é tao boa, tao tenrinha, tao saborosa! E o chouriço (que mais parece uma salsicha) também...acompanhados só com saladinha. Muito muito bom o almocinho! Este almoço claro está, dentro de uma cabaninha de madeira com uma vista maravilhosa para o lago Argentino e para a cordilheira montanhosa.

Depois regressamos para El Calafate, onde estamos, a aguardar o transfer que nos vai levar até ao aeroporto para irmos para Ushuaia...Tenho a dizer que esta terrinha fica de facto no meu coraçao! Adorei e gostaria muito muito de cá voltar! :)

Mail #6
Malta fixe :)

Já está tudo farta dos meus mails?...
Já estao quase a acabar...só falta mais uma semana! :)

Os últimos dias em Ushuaia foram uma mistura de muita sorte com algum azar. Mas no fim acabou tudo por bater certo...

Chegamos anteontem à noite, que o aviao saiu de El Calfate atrasado, e fomos rectas para a cama assim que aqui chegámos.
De manha acordamos, abrimos o cortinado e deparámo-nos com uma vista maravilhosa. O hotel esta a meio de uma encosta e para baixo consegue se ver toda a cidade de Ushuaia e ao fundo o canal Beagle. Dos lados a cordilheira nevada dos Andes rodeia-nos. È uma vista maravilhosa! Nesse dia fomos de manha fazer uma viagem de bus pelo parque nacional onde pudemos disfrutar de vistas mais que marvilhosas, com encostas relhenas de árvores ate meio, que assumem tres cores diferentes nesta altura: verde, amarelo e encarnado; e de meia encosta para cima os cumes nevados, branquinhos...uma coisa linda de se ver. Espero que as fotos que tirei retratem mais ou menos a coisa... Demos ainda uma voltinha no comboio do fim do mundo que os presos da antiga prisao de Ushuaia usavam todos os dias e vale bem a pena! Muito lindo. Uma vez mais as cores da vegetacao...O comboiozinho, cuja maquina ainda á a mesma que funcionava no tempo da prisao....Muito agardável! :)

À tarde íamos fazer o cruzeiro à ilha dos leoes marinhos e dos pinguins, mas o tempo estava muito mau. Durante toda a manha nevou e choveu e fez muito vento, e ao que parece as condicoes no mar estavam igualmente mas, ou piores ainda pelo que o porto de Ushuaia estava fechado e os barcos nao podiam sair. Voltamos para o hotel a meio da tarde, muito desanimados. Dormimos uma sestinha e depois conseguimos ir jantar à Tia Elvira que se diz ser o melhor restaurante da cidade para comer pescado e marisco. E assim fizemos...para a mesa vieram  pescada negra e caranguejos gigantes e nao sobrou nada para contar a historia! Delicia! :)

Hoje levantamos cedinho e fomos fazer um tour para ver os lagos Escondido e Fagnano...Uma vez mais vistas lindas e deslumbrantes...Que as fotos que facam justica e só o que peço! :) E quando vínhamos a regressar ao hotel a nossa guia disse que como tínhamos adiantado um bocadinho o final do tour ainda dava tempo de apanharmos o barco e irmos fazer a excursao que nao tinhamos feito ontem....E valeu a pena! Valeu mais que a pena! Depois de tantas horas de almoco a ver os programas da BBC e da National Geografic ao fim de semana (sim,eu vejo!) conseguir finalmente ver ao vivo leoes marinhos a bocejar ao sol estendidos nas rochas com mergulhoes a sobrevoa-los, as ondas a bater cá em baixo...O ruído que fazem...É legend.....wait for it....ary!! Legendary!! E depois a cereja em cima do bolo...Depois de hora e meia de navegacao após sair da ilha dos leoes marinhos chegou finalmente a ilha dos pinguins! Coisinhas mai fofinhas!!!! Desengoncadas em terra, super ágeis no mar...A dormir, a pentearem a pelagem/penas (nao sei bem....), a sair da aguinha, a entrar...a mirar o barco com toda a atencao...Coisa mài linda!!! :)

Regressamos ao porto cerca das 9h da noite e como estávamos tao perto fomos de novo jantar à Tia Elvira e os caranguejos desapareceram dos pratos num piscar de olhos de novo! :) Já sabia bem um pescado depois de tanta Vacun e Cordero Patagònico que temos comido na ultima semana... :)

Agora bamos a descansar que manhana por la manhana há que apanhar o aviao de regresso a Buenos Aires.