terça-feira, 25 de novembro de 2014

Manhã passada nas "Manhãs da Comercial"

Ontem tive oportunidade de fazer algo que nunca pensei que viesse a fazer:
Depois de anos a ouvir as manhãs da comercial a caminho do trabalho, para rir um bocadinho logo de manhã, ontem, no âmbito do curso de jornalismo que estou a fazer, fui até ao estúdio ver como se faz a rádio ao vivo. Falar com as pessoas que animam a minha manhã todos os dias. Entrevistadores como eu gostaria de ser um dia, e verdadeiros profissionais.

Passei a primeira hora e meia no gabinete de uma das produtoras da manhã, Patrícia Pereira, que me recebeu como a uma verdadeira colega e profissional da área, a perceber como se tratam as chamadas ininterruptas que chegam, de ouvintes ávidos de comunicar com os seus locutores preferidos, e fãs de futebol que queriam ganhar bilhetes para o jogo de hoje. A ver através da janela do seu gabinete, a mesa com os fones, microfones e botões que tantas vezes vi pelos vídeos, através da janela do youtube. Vanda Miranda aos comandos da edição (estando o Pedro Ribeiro de férias) e Vasco Palmeirim sempre a acompanhar com a sua alegria contagiante.

Pelas 8h30 a Vanda Miranda faz me um gesto a convidar-me a entrar e sentar me no sofá do estúdio. As próximas horas foram lá passadas, vendo em direto Nuno Markl a chegar, acelerado, atrasado e coberto de confetis de enfeites de Natal, vendo a entrevista ao chef José Avillez, as duas edições d'O Homem que mordeu o cão e as notícias com a Joana Batista. 

Até que chegaram as 10horas e chegou o meu momento de poder "entrevistá-los". Gostava de poder dizer que correu muito bem e foi maravilhoso, mas não foi bem verdade. Tendo dois meses de aulas, sendo a minha primeira entrevista, e tendo em conta o nervoso miudinho, foi pouco fluida e ficou a parecer mesmo uma entrevista, em vez de uma conversa, o que foi totalmente o oposto do meu objetivo. Ainda assim, não tenho nada mais que elogios para os meus entrevistados. A Vanda [Miranda] não se acanhou de dar as suas repostas sempre em primeiro lugar, e a incentivar a que mais perguntas fizesse, Nuno Markl sempre bem disposto e conversador, e o Vasco Palmeirim sempre com uma graça, mas bastante aberto e sincero. Não tenho mais que não seja agradecer-lhes o apoio e a oportunidade que me deram.



Tudo é de fato possível nesta vida, desde que se vá atrás.

Grande bem haja,
Rita Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário